Um novo estudo classifica as montadoras com base em seus esforços de carros elétricos até o momento. Isso significa que ele analisa seu progresso atual na transição de carros a gasolina para carros elétricos e determina se a empresa é líder, está em transição ou está atrasada. Todas as montadoras japonesas tiveram um desempenho sofrível, e somente Tesla e BYD são consideradas "líderes".
O relatório foi elaborado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) e denominado The Global Automaker Rating 2022. Com base nos dados reunidos para o estudo, a Tesla e a BYD são as únicas "líderes" entre as 20 principais montadoras de veículos leves do mundo. Enquanto isso, 12 empresas são classificadas como "em transição", com a BMW e a Volkswagen liderando o grupo. Por fim, os seis "retardatários" são compostos por cinco marcas japonesas e uma montadora indiana.
Para chegar ao ranking e à classificação de cada montadora, o ICCT analisou a participação de mercado de cada uma, sua tecnologia e sua visão estratégica. A Tesla é a única marca da lista que fabrica apenas veículos elétricos e nunca produziu carros a gasolina. Não há dúvidas sobre sua visão. A BYD está fazendo uma rápida transição para a produção exclusiva de EVs. Ela produziu seu último carro a gasolina em março de 2022, embora ainda esteja produzindo veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs).
Como você pode ver claramente com base no gráfico do ICCT acima, há mais marcas no campo positivo do que no negativo. Além disso, muitas das marcas que se encontram na área intermediária do gráfico (transitioners) estão relativamente próximas quando se observam as pontuações gerais e as pontuações das diversas categorias.
É interessante ver onde a GM se encontra em comparação com a Ford e a Hyundai/Kia. Além disso, embora a Mercedes-Benz tenha começado a produzir modelos de veículos elétricos e a disponibilizá-los prontamente em suas concessionárias, a BMW se sai muito melhor.
Não é nenhuma surpresa que a Toyota seja considerada uma retardatária, embora, com base em suas decisões sobre veículos elétricos ao longo dos anos, seja surpreendente que ela obtenha a classificação mais alta entre as retardatárias, seguida de perto pela Honda e pela Nissan. No entanto, a Nissan tem o Leaf nas ruas há muitos anos e, embora a Honda não tenha entrado de cabeça nos veículos elétricos, ela tem começado a ser esforçar.
É evidente que é a visão estratégica, ou a falta dela, que arrasta as montadoras para o território dos retardatários. A Tesla já está com 100% de veículos com emissão zero (ZEV) e sempre esteve, e muitas montadoras rivais têm metas elevadas para o futuro. Infelizmente, a meta da Toyota é de apenas 39% com base nos dados, e o investimento em veículos de zero emissão também é baixo.
Há muito mais informação para digerir, portanto, não deixe de seguir o link da fonte abaixo e conferir o relatório completo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global